Sao Jose do Rio Preto  

 

São José do Rio Preto

 

História de São José do Rio Preto

 

 

Em meados do século 19, iniciou-se a história de São José do Rio Preto com o desbravamento e a ocupação do solo do sertão paulista. Mineiros fixaram-se no local a partir de 1840 e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos.

Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, para que o patrimônio desse origem a uma cidade. A cidade foi fundada em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro, que já tinha construído uma casa de sapé nas terras do patrimônio. João Bernardo liderou os moradores vizinhos que ergueram um cruzeiro de madeira e edificaram uma pequena capela para as funções religiosas.

Em 20 de março de 1855, foi criado o distrito. Em 21 de março de 1879, a capela de São José é elevada à Freguesia. Sao Jose do Rio Preto é transformada em município em 19 de julho de 1894 quando é desmembrada de Jaboticabal. Era um imenso território, limitado pelos rios Paraná, Grande, Tietê e Turvo, com mais de 26 mil km2 de superfície, área depois desmembrada em novos municípios.

O nome da cidade vem do padoreiro São José e do Rio Preto que corta o município. No ano de 1906 tem seu nome cortado para Rio Preto, somente em 1945 retorna o nome original de São José do Rio Preto.

Desde a sua origem em 1852, a vila vem se desenvolvendo vagarosamente. Em 1912, com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), assume o seu destino de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido Sertão de Avanhandava e de irradiação de materiais vindos da capital.

Pedro do Amaral Campos, João Bernardino de Seixas Ribeiro e Adolfo Guimarães Correia, foram os três líderes que se destacaram na criação do município.

O primeiro prefeito, à época Intendente, foi nomeado em 1894.

Fotos históricas



 



Copyright © 2006 - Sao Jose do Rio Preto